Depois de pegar as peças da caixa para a mesa que encomendei e colocá-las diante de mim, notei que algo não estava certo. A bela parte superior da mesa e outras partes estavam lá, mas estava faltando uma das pernas. Sem todas as pernas, eu não poderia montar a mesa, tornando-a inútil.
Não são apenas as mesas que são inúteis quando falta uma peça essencial. Em 1 Coríntios, Paulo lembrou aos seus leitores que lhes faltava algo essencial. Os cristãos possuíam muitos dons espirituais, mas lhes faltava o amor.
Usando uma linguagem exagerada para enfatizar seu ponto de vista, Paulo escreveu que, mesmo que seus leitores tivessem todo o conhecimento, se dessem tudo o que possuíam, e mesmo que voluntariamente passassem dificuldades, sem a base essencial do amor, suas ações de nada adiantariam (1 Coríntios 13:1-3). Paulo os encorajou a sempre inspirar suas ações com amor, descrevendo comoventemente a beleza de um amor que sempre protege, confia, espera e persevera (vv.4-7).
Ao utilizarmos os nossos dons espirituais, talvez para ensinar, encorajar ou servir em nossas comunidades de fé, lembremo-nos de que o projeto de Deus sempre pede por amor. Caso contrário, é como uma mesa faltando uma perna. Não pode alcançar o verdadeiro propósito para o qual foi projetada.